1º VW FITTI FUSCA ´PROTÓTIPO EXPERIMENTAL CBA´
LUIS FERNANDO TERRA SMITH / NATHANIEL TOWNSEND - L. 5º
27 OUTUBRO 1968 - PROVA SANTOS DUMONT / JACAREPAGUÁ RJ
OU
VW FUSCA 1600 - EQUIPAMENTOS FITTIPALDI
WILSON FITTIPALDI / EMERSON FITTIPALDI - 1º Lugar
12 HORAS PORTO ALEGRE 1968 `CIRCUITO CAVALHADA´- VILA NOVA
OU
VW FUSCA 1600 SOLEX PII 40 - EQUIPE DACON
JOSÉ CARLOS PACE / ANTONIO CARLOS`TOTO´PORTO - 4º LUGAR
250 MILHAS INTERLAGOS SP 1965
Réplica HandMade 1/43 Metal com Resina PU e pó de alumínio, produzida pela VOLAREBRASIL
Detalhes em photoetchd e metal zamak, com reprodução do layout da época.
Série exclusiva e limitada. Embalagem de acrílico luxo.
VALOR DE CADA MINIATURA - R$ 299,90
VALOR ESPECIAL COM AS 3 MINIATURAS `SET COMEMORATIVO´- R$ 699,90
LINK YOUTUBE - ESTREIA VW FITTI FUSCA 1968 - WILSON - EMERSON
https://www.youtube.com/watch?v=7JCp3mxDeaA
Tendo construído sua carreira na Equipe Willys e depois dirigido para a Dacon, Wilsinho Fittipaldi e seu irmão Emerson, então ainda um promissor novato, já haviam dado provas de competência como construtores na nascente Fórmula Vê e com o protótipo Fitti Porsche,mas faltava ainda alcançar um nicho bastante promissor de mercado, o dos pilotos independentes que não se animavam com monopostos ou caros e pouco confiáveis protótipos.
Veio daí a ídéia de se desenvolver um Fusca de competição que pudesse ser produzido quase em série, utilizando o aprendizado acumulado na Fórmula Vê ao mesmo tempo que catapultava a intenção de um `speed shop´ com produtos da marca Fittipaldi, a exemplo do que ocorria no exterior.
O carro foi apresentado em 1968, tendo sido enquadrado como `Protótipo Experimental CBA´ e trazia como principais modificações externas os páralamas, capô dianteiro, tampa do motor e portas moldadas em fibra de vidro.
Os vidros haviam sido substituidos por peças de acrílico transparente, a fim de uma radical redução de peso.
O motor era um 1300 cc aumentado para 1600 cc, por obra e graça do famoso kit Fittipaldi, dupla carburação Solex 32, comando especial copiado do Porsche 356, cabeçotes trabalhados do motor VW 1500 (Kombi e Karmann Ghia).
O câmbio era original VW mas retrabalhado para uso de relações especiais e diferencial da Kombi.
O carro estreou em 27 de outubro de 1968 na `Prova Santos Dumont´ no antigo autódromo de Jacarepaguá, com a dupla Luis Fernando Terra Smith / Nathaniel Townsend conseguindo um bom quinto lugar.
O Fitti Fusca voltaria à pista um mês mais tarde na `Prova Levi Dias´, quando Emerson Fittipaldi / Nathaniel Townsend o levariam ao sexto lugar, provando o potencial do carrinho.
Mas seu melhor resultado foi nos `Mil Km da Guanabara´ de1968, quando o Fitti-Fusca apareceu bastante modificado, portando um sistema de lubrificação por cárter seco e as enormes mangueiras traseiras de refrigeração sobre a capota, visual que o consagraria e que ditaria a moda para os fuscas preparados em 1969.
Nesta corrida, novamente a dupla Emerson Fittipaldi / Nathaniel Townsend levariam o Volks a um honroso terceiro lugar, atrás somente das duas Alfas GTA da Jolly Gancia, conduzidas por Chiquinho Lameirão / Wilsinho Fittipaldi e Piero Gancia / Mário Olivetti.
Pesquisa - Mestre Joca - Joaquim
Video - Paulo Gregorys